O que muda depois da cirurgia bariátrica?

O que acontece depois da cirurgia bariátrica? Sem dúvidas, essa é uma pergunta muito frequente para quem necessita dessa operação.
A cirurgia bariátrica é constantemente apontada como um procedimento seguro, no entanto, é extremamente importante discutir os cuidados necessários após o procedimento para evitar complicações e efeitos adversos.
Aliás, antes de adentrarmos nas informações relativas ao que acontece após a cirurgia bariátrica, é importante falarmos sobre o que é essa operação, por isso, não saia desse texto antes de entender completamente a temática.
Cirurgia bariátrica: o que é?
A cirurgia bariátrica, conhecida também como gastroplastia, cirurgia da obesidade ou cirurgia de redução do estômago, é um procedimento cirúrgico realizado com o intuito de promover a redução de peso em indivíduos com índice de massa corporal (IMC) muito elevado.
Atualmente, existem dois métodos que são mais utilizados para a realização da cirurgia, sendo eles:
- Sleeve ou manga: esta técnica envolve a remoção de parte do estômago sem alterar o intestino. Geralmente é recomendada para pacientes com casos menos graves de obesidade;
- Método de bypass: neste procedimento, o estômago é reduzido através de cortes ou grampeamento, seguido por uma modificação no intestino para reconectá-lo à parte do estômago que permanecerá funcional.
Este tipo de cirurgia é recomendado para tratar casos de obesidade grau 3 e é conhecido como “redução do estômago”, pois altera a anatomia do órgão, reduzindo sua capacidade de ingestão de alimentos.
Antes da cirurgia, uma pessoa não operada geralmente pode consumir de 1 litro a 1,5 litros de alimentos. Após a cirurgia, o estômago tem uma capacidade reduzida, variando de 25 ml a 200 ml, equivalente a um copo americano.
Além disso, a cirurgia afeta a produção do hormônio GLP-1, responsável pela sensação de saciedade, o que reduz o apetite. No entanto, a redução na capacidade do estômago é o principal fator responsável pela perda de peso.
O que muda depois da cirurgia bariátrica?
Durante o primeiro mês após a cirurgia, cerca de 10% do peso é perdido, com uma perda total que varia de 14% a 72% ao longo da vida. No período inicial pós-cirúrgico, o paciente só pode ingerir cerca de 200 g de alimentos por refeição, o que resulta em uma perda de peso significativa. Em comparação, uma pessoa não operada normalmente consome entre 300 g e 500 g por refeição.
O que mais interfere no cuidado pós-cirúrgico é como a operação foi realizada, tendo duas técnicas possíveis para realizar tal procedimento:
- Laparoscopia: por meio de pequenos buraquinhos no abdômen;
- Aberta: através de um corte de 30 centímetros.
Após a cirurgia, os cuidados variam de acordo com o método utilizado. No caso da cirurgia aberta, é necessário um período de repouso prolongado para garantir uma cicatrização adequada. Além disso, o uso de uma cinta ou faixa abdominal pode ser recomendada para evitar a soltura dos pontos.
Nos primeiros dias após a cirurgia, é desafiador equilibrar a ingestão adequada de nutrientes e hidratação com um estômago significativamente reduzido. Recomenda-se tomar pequenas quantidades de líquidos ao longo do dia, em intervalos regulares.
A dieta após a cirurgia consiste em líquidos por 15 dias, seguidos por uma transição para alimentos pastosos ou brandos, antes de retornar à dieta sólida, geralmente após cerca de 30 dias.
Durante seis semanas após a cirurgia, é importante evitar esforços intensos, embora seja de muita relevância a prática de atividades leves, como caminhadas regulares.
Cirurgia bariátrica: benefícios e cuidados a longo prazo
Após a cirurgia bariátrica, várias mudanças significativas podem ocorrer na vida de uma pessoa, incluindo:
- Perda de peso – um dos resultados mais óbvios da cirurgia bariátrica. Ele afeta na melhoria da saúde, promovendo redução dos riscos de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e pressão alta;
- Melhora da saúde – muitas pessoas experimentam melhorias em condições de saúde relacionadas à obesidade, como apneia do sono, refluxo ácido, dor nas articulações e problemas respiratórios;
- Mudanças na alimentação – é necessário fazer mudanças significativas nos hábitos alimentares, incluindo porções menores, escolhas alimentares mais saudáveis e uma maior ênfase na proteína;
- Mudanças psicológicas – A perda de peso e as mudanças na aparência física podem afetar a autoestima e a imagem corporal de uma pessoa. Algumas pessoas também podem enfrentar desafios emocionais relacionados à adaptação a um novo estilo de vida e à mudança na relação com a comida – por isso, é extremamente importante o acompanhamento psicológico;
- Melhoria da qualidade de vida – Muitas pessoas relatam uma melhoria significativa na qualidade de vida após a cirurgia bariátrica, incluindo maior mobilidade, energia e capacidade de participar de atividades físicas que antes eram difíceis.
É importante notar que a cirurgia bariátrica não é uma solução rápida ou fácil para a perda de peso e requer um compromisso contínuo com mudanças no estilo de vida, incluindo dieta saudável, exercícios físicos regulares e acompanhamento médico adequado.
Segundo J.R, bariatricada (termo dado às pessoas que realizaram a cirurgia),
“Eu decidi operar em plena pandemia, pelo fato de ver que pessoas como eu – obesas com IMC altíssimos – estavam morrendo, nós fazíamos parte do grupo de risco e isso me deixou apavorada.”
Ainda segundo R.,
“A pergunta que mais me fazem é – Você se arrependeu de operar? Ou, sem conhecimento do tema afirmam: – nunca faria, é tomar remédio para o resto da vida!” e eu respondo: – com toda certeza eu me arrependo de NÃO TER OPERADO ANTES, me arrependo de permitir que meu corpo carregasse quase 135 quilos, sendo extremamente sobrecarregado. Eu não respirava direito, não dormia direito, não andava direito, não vivia direito. Foi um recomeço para mim, foi a “luzinha” lá no fim do túnel. E sobre os remédios: prefiro tomar suplementos para me fortalecer do que tomar remédio para diabetes, cardíacos, respiratórios etc.”
Precisa realizar uma cirurgia bariátrica? A Clínica Médica de Endoscopia pode te ajudar
Sem dúvidas, a cirurgia bariátrica tem uma importância gigantesca na vida daqueles que a necessitam. Se você tem necessidade de realizar essa operação, entre em contato com a nossa clínica. Estamos prontos para lhe ajudar nesse processo.
